News Image

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis comemora-se no 8 de novembro

8 meses atrás

Hoje, dia 8 de novembro, é o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. A efeméride foi instituída em 2007 pela Comissão Europeia. O objetivo é encorajar uma alimentação saudável nas crianças e combater a obesidade infantil.

 

Na União Europeia (UE), calcula-se que 1 em cada 3 crianças entre os 6 e os 9 anos apresenta excesso de peso ou obesidade. Estes são dados preocupantes, sobretudo quando se conhece a relação entre excesso de peso e o aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças, como a diabetes e a doença cardiovascular, não se podendo também esquecer os problemas de estigmatização social muitas vezes associados.

O número de pessoas obesas triplicou em muitos países europeus, nos últimos 30 anos. Estima-se que cerca de 7% dos orçamentos nacionais para a saúde sejam gastos em problemas relacionados com a obesidade. Isto já para não falar dos custos indiretos com baixas e morte prematura. Cerca de 2.8 milhões de pessoas morrerão, todos os anos, na UE, devido ao excesso de peso e obesidade.

A estratégia para combater a obesidade passa por fomentar uma alimentação mais saudável desde a infância, ensinando as crianças a fazer escolhas adequadas e equilibradas.

Fonte: EU Action Plan on Childhood Obesity 2014-2020