News Image

Nutriciência lança oitavo desafio às famílias

4 meses atrás

Já foi lançado o oitavo desafio às famílias Nutriciência! Este é o segundo desafio com o tema do açúcar e o penúltimo desta segunda fase. 

 

Desta vez, pede-se às famílias que comparem os rótulos de dois alimentos diferentes (por exemplo, dois iogurtes diferentes ou duas bolachas diferentes), nomeadamente no que diz respeito à quantidade de açúcar e ao seu valor energético (calorias). 

Depois de analisarem os rótulos, as famílias terão apenas de dizer quais foram os alimentos comparados, qual deles é mais saudável e porquê. 

O objetivo deste desafio colocado às famílias é mostrar que, para o mesmo tipo de alimento, é possível fazer escolhas mais saudáveis ou menos saudáveis, com base na informação disponibilizada nos rótulos.

Assim, nas compras do dia a dia, é fundamental ler bem os rótulos e reter os dados essenciais sobre cada alimento, como o seu valor energético (as calorias) e a quantidade de açúcar. Estes valores referem-se, geralmente, a 100 gramas do produto, o que nos permite comparar os vários alimentos à escolha e optar pelos mais saudáveis. 

De facto, ir às compras é, cada vez mais, um exercício de matemática muito importante para quem quer dar à sua família uma alimentação e um estilo de vida (mais) saudáveis. 

Para responder aos desafios na plataforma do Nutriciência, basta seguir as indicações disponíveis em "Jogos/Desafios".