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Resoluções para um ano de 2017 mais saudável

8 meses atrás

Quanto tocam as 12 badaladas, é tradição comer 12 passas e pedir 12 desejos para o ano que se inicia. E se um desses desejos fosse ter um estilo de vida mais saudável em 2017, o que passa, nomeadamente, por praticar uma alimentação equilibrada e diversificada? Deixamos 10 dicas para transformar este desejo em realidade.

 

  1. Prefira alimentos de proveniência local e da época. Para isso, consulte o calendário de produção nacional de hortícolas e fruta. Os alimentos sazonais são mais saborosos, mais ricos do ponto de vista nutricional e geralmente de custo inferior.
  2. Mantenha-se atento aos rótulos dos alimentos para fazer melhores escolhas. Desta forma, atente à lista de ingredientes e à informação nutricional, nomeadamente a quantidade de açúcar e sal dos alimentos.
  3. Não “salte” refeições, nomeadamente o pequeno-almoço. Esta é uma refeição essencial, que deve ser completa, de forma a contribuir para um bom estado de concentração ao longo do dia.
  4. Inicie as refeições com um prato de sopa de legumes. Se consumir dois pratos de sopa e 3 peças de fruta ao longo do dia, estará próximo das recomendações diárias de hortofrutícolas.
  5. Adicione hortícolas aos seus cozinhados. Desta forma estará a cuidar da sua saúde, pois estes são fonte de fibra, micronutrimentos e água.
  6. Inclua o peixe gordo (cavala, arenque, sardinha e salmão) nas suas refeições. São ricos em ácidos gordos ómega-3, com propriedades anti-inflamatórias e benéficas para a saúde cardiovascular.
  7. 7. Diminua a quantidade de sal que adiciona aos seus cozinhados. Optar pelas ervas aromáticas é uma forma simples de melhorar o sabor das suas refeições, sendo assim possível diminuir a quantidade de sal adicionado.
  8. Privilegie o azeite como fonte de gordura de adição nos seus cozinhados. Não esqueça ainda que, relativamente aos métodos de confeção, deve preferir caldeiradas, ensopados, guisados e estufados, em detrimento dos fritos.
  9. Coma leguminosas: grão, feijão, ervilha, lentilha e até tremoço. Estes são apenas alguns exemplos de leguminosas, que, se consumidas diariamente, mesmo em pequenas quantidades, concentram uma importante quantidade de nutrimentos (fibra, hidratos de carbono, proteína e micronutrimentos)  
  10. Não esqueça os frutos gordos (noz, amêndoa, pinhão). São uma excelente alternativa para a merenda da manhã ou para o lanche.

Feliz ano novo!