News Image

Nutriciência despediu-se na Reitoria da U.Porto com algumas surpresas

5 meses atrás

As Misericórdias participantes no Nutriciência estiveram presentes na reitoria da Universidade do Porto no dia 30 de março para a cerimónia de encerramento do projeto, que contou, entre outros convidados, com a presença do Vice-reitor da Universidade do Porto José Manuel Martins Ferreira.

Várias Misericórdias foram premiadas durante a sessão. O “Grande Prémio Nutriciência” foi atribuído às Santas Casas da Misericórdia de Mirandela, de Borba e de Boticas pelo desempenho que as equipas (famílias) tiveram na plataforma do projeto. Os vencedores da melhor Mascote, do melhor Hino e Coreografia, e do melhor Teatro foram, respetivamente, a Santa Casa da Misericórdia da Maia, a de Pinhel e a de Ílhavo.

 

Outros prémios entregues pretenderam reconhecer o empenho e valorizar a dedicação de todos, ao longo deste período de intervenção. Algumas categorias atribuídas foram, entre outras, Prémio Fórum, Prémio Dinamismo e Prémio Comunicação.

A família Veiga da Misericórdia de Mirandela foi a sorteada, de entre as famílias que completaram todas as atividades do projeto, com um tablet.

Os prémios foram anunciados por Cláudia Amanajás, da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e entregues pelo coordenador do projeto Nutriciência, José Azevedo,   pelo Presidente e Secretário-geral da UMP, Manuel de Lemos e Paulo Moreira, pela diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Fernanda Ribeiro, por Pedro Moreira, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, por Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, pela Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Célia Craveiro e pelo Chef Hélio Loureiro.

Um dos momentos que marcou esta cerimónia foi o lançamento oficial do livro de receitas “Nutriciência à Mesa”. Este foi o resultado de um trabalho conjunto que iniciou com receitas  propostas pelas famílias participantes às quais a equipa Nutriciência acrescentou informação nutricional. As mesmas receitas são semanalmente apresentadas no programa de culinária  “Nutriciência”, que conta com a participação do Chef Hélio Loureiro, e que é emitido na RTP1 todos os sábados, por volta do meio-dia.

Durante a sessão, destacou-se a importância das Misericórdias que abraçaram este projeto como seu ao longo destes meses e que tornaram possível a concretização dos objetivos do projeto, nomeadamente do aumento da literacia nutricional das famílias participantes.

Vejam alguns dos melhores momentos vividos no evento, na nossa galeria de fotografias!

O nosso muito obrigada a todos e um até breve!